Como surgem os

Bairros

A ITV Urbanismo reservou este espaço para tirar suas dúvidas sobre o processo de formação de loteamentos, desde a escolha da área à comercialização dos lotes. Para facilitar seu entendimento dividimos o processo em sete etapas.

Definição da área

Este é o primeiro passo a ser dado. Nesta etapa, a ITV faz uma avaliação das áreas existentes dentro do perímetro urbano e escolhe a mais adequada para o novo empreendimento, levando em consideração a localização e a acessibilidade aos demais bairros.

Consulta Prévia

Definida a área, em seguida é hora de fazer a CONSULTA PRÉVIA junto à Prefeitura Municipal. Nesta etapa, a Prefeitura pode se manifestar contra ou a favor ao empreendimento. A aprovação depende muito das condições oferecidas pelo local escolhido. Por exemplo: a viabilidade.

Envio das diretrizes de loteamento

Sendo a CONSULTA PRÉVIA aceita pela Prefeitura, é enviada à ITV as DIRETRIZES DE LOTEAMENTO, que fornecem uma visão macro da área a ser loteada. Estas diretrizes são variáveis e criadas de acordo com as necessidades da área. Por exemplo: existem restrições para loteamentos em áreas de preservação ambiental.

Apresentação do projeto

Depois de recebidas as DIRETRIZES, devem ser apresentados PROJETOS, contendo as plantas e os memoriais descritivos do loteamento. Nestes projetos são abordados tópicos, como:

  •  Subdivisão das quadras em lotes com as respectivas dimensões e numeração;

  • Indicação exata da disposição, forma e dimensionamento das áreas verdes, áreas institucionais, áreas de preservação obrigatória, sistema viário e equipamentos públicos;

  • Diagnóstico ambiental;

  • Projeto de drenagem pluvial;

  • Condições urbanísticas do loteamento e limitações que incidem sobre o lote e suas construções;

  • Projetos de água potável e esgotamento sanitário;

  • Projetos de pavimentação, incluindo guias e sarjetas;

  • Projeto da rede de energia elétrica e iluminação pública;

  • Cronograma físico-financeiro para execução das obras da infraestrutura.

Registro do Loteamento

Com a aprovação da Prefeitura, a ITV deve providenciar o registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis, que expedirá a matrícula do loteamento.

Apresentação da escritura do imóvel

Após o registro comunica-se à Prefeitura, através de uma certidão, e apresenta a escritura do imóvel. A partir desta etapa, o início das obras é providenciado.

Comercialização do imóvel

A comercialização dos lotes pode acontecer em dois momentos: quando se começa a implantar a infraestrutura ou depois de toda a obra concluída. É importante lembrar que os lotes serão disponibilizados para habitação depois de concluída as obras, respeitando o cumprimento das DIRETRIZES.

 

Como surgem os nomes dos empreendimentos?

Geralmente, o nome do bairro é escolhido em função de alguma característica marcante existente naquela área. Pode ser a presença de uma árvore, uma planta, a proximidade de um rio ou até mesmo o sobrenome de alguma família tradicional que habitava a região na época do loteamento. Os nomes das ruas seguem a mesma linha que caracteriza o bairro. Por exemplo, no Jardim Europa as ruas tem nomes de cidades européias como Paris, Veneza, Milão, Vaticano, Florença. E os futuros bairros, localizados em áreas interligadas, também receberão nomes relacionados.

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png
boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie