• nubia67

131 ANOS: Cerca de 1/3 de Uberlândia é obra da ITV Urbanismo



Quando a ITV Urbanismo foi criada, em 1937, Uberlândia era uma jovem cidade de 49 anos, muito diferente do grande centro que hoje comemora 131 anos de emancipação. No fim da década de 30, a população se resumia a pouco mais de 20 mil habitantes, e além do Centro e bairro Fundinho, onde tudo começou, havia apenas cinco loteamentos aprovados e dois não aprovados, mas todos sem a exigência de abastecimento de água, esgoto, energia elétrica e nem calçamento. Por isso, morar além dos córregos e da linha férrea era indicativo de pobreza e inferioridade.

Como a igreja era a dona de grande parte das áreas centrais, interferiu e travou o crescimento de Uberlândia por muitos anos, segundo conta o advogado e historiador Oscar Virgílio Pereira no livro “Das Sesmarias ao Polo Urbano”. Mas com a criação da ITV Urbanismo, em 1937, vários loteamentos foram regularizados e outros abertos. Hoje, a loteadora soma em torno de 75 mil lotes comercializados, o que corresponde a 30% da área urbana, ou seja, quase 1/3 da cidade. Só em 1938, foram 13 novas áreas urbanizadas, entre elas, a Vila Brasil e a Vila Operária, que formam os bairros Aparecida, Brasil e parte do Umuarama.


O primeiro contrato de venda da ITV ainda está guardado na empresa. No dia 13 de março de 1937, o lote número 2 da quadra 23, foi vendido para Godofredo Theodoro da Silveira, por 1 conto e 500 mil réis. O terreno ficava na Vila Operária, hoje correspondente a esquina da rua Rio Grande do Norte com a avenida Mato Grosso, no bairro Umuarama. Mas logo, o cliente desistiu do investimento. Segunda a filha de Godofredo, Laudelina Theodoro, a Laudinha, o terreno ficava em um local totalmente afastado da cidade e sem expectativa de crescimento. “Ali era puro mato, não tinha nenhum valor aparente. Imagina só se soubéssemos o quanto essa área seria valorizada no futuro?”, disse Laudinha.


Naquele mesmo período, em 1938, a ITV loteou o bairro Tubalina, mostrando que a linha do trem e os córregos não poderiam cercar o desenvolvimento urbano da Uberlândia. “O Tubal Vilela dizia que o rio Uberabinha ia dividir Uberlândia ao meio e todo mundo achava que ele estava doido. Mas ele conseguiu”, disse Léto Cardoso, antigo corretor de imóveis da ITV. Ainda no início, a empresa também foi responsável pela criação do Bom Jesus, em 1948, do Cazeca, em 1962, entre tantos outros.


Desde 1972, a ITV pertence à família de Helvécio Carneiro e Genésio de Melo Pereira, do Grupo Carpe, que continuaram com o sonho de ver a cidade crescer. Os novos gestores foram responsáveis por criar bairros como o Planalto 1 e 2, Santo Inácio, São Lucas, Jardim Europa, Jardim Itália, Jardim Sucupira, além de expandir a zona leste, com a criação do Novo Mundo, a partir de 2009, e recentemente com o Loteamento Empresarial Leste, com áreas empresariais à venda do lado da Ceasa.


E pro falar em Ceasa, a ITV, além de criar novos espaços para a população realizar o sonho da casa própria, foi responsável pela doação de áreas importantes da cidade, como, por exemplo, a própria Ceasa, a parte inicial do campus Santa Mônica, onde Genésio Pereira deu início à Faculdade de Engenharia e a criação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Cemitério Campo do Bom Pastor, o quartel do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado e, mas recentemente, um trecho para se fazer o corredor de ônibus que liga ao Terminal Novo Mundo.


Ciente do potencial de Uberlândia, a ITV faz planos para os próximos anos, com empreendimentos já em estudo, sempre com foco na acessibilidade, meio ambiente e sustentabilidade. A loteadora já trabalha em uma forma de voltar com o Udi Bike, aquele projeto de bicicletas compartilhadas que desafoga o trânsito, não polui e incentiva a atividade física, faz ainda uma pesquisa aprofundada sobre cidades inteligentes e é a principal apoiadora da nova horta orgânica e agroecológica, que será construída no bairro Novo Mundo, em parceria com a ONG Ação Moradia, como forma de levar renda à população carente e alimentação saudável aos moradores. “Nosso objetivo não é simplesmente vender lotes, é garantir satisfação, proporcionando experiências diferentes para o nosso cliente, para que ele crie um sentimento de pertencimento pelo entorno, para que saia de casa, use a praça, se relacione com os vizinhos e cuide do que é seu. Queremos ver Uberlândia ainda mais desenvolvida nos próximos 131 anos”, afirmou o presidente da ITV Urbanismo, Mauro de Freitas Pereira.

71 visualizações

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png
boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie