• nubia67

20 engenheiros e arquitetos vão receber a Comenda Genésio de Melo Pereira na Câmara de Uberlândia




Há menos de um mês da comemoração dos 50 anos das Faculdades de Engenharia Mecânica e Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), quando foi entregue aos formandos de 1969 a Medalha Professor Genésio de Melo Pereira, criador da Faculdade de Engenharia e primeiro reitor, a Câmara Municipal de Uberlândia também homenageia 20 engenheiros e arquitetos da cidade, por meio da Comenda Genésio de Melo Pereira, que acontece a cada 3 anos, desde 2003. A cerimônia de entrega acontece nessa terça-feira, dia 12 de novembro, às 19h, no Plenário Homero Santos.


A comenda foi criada em 2003, pelo então vereador Norberto Nunes, no primeiro de seus quatro mandatos. Formado em engenharia civil pela UFU na turma de 1978, o hoje secretário de obras da Prefeitura de Uberlândia conta que conheceu Genésio no período da faculdade e sempre o admirou pelo trabalho feito pela educação e como empresário. “Ele contribuiu para a federalização da UFU, além de ter sido um empresário brilhante. Ainda trabalhou como engenheiro civil na Prefeitura de Uberlândia. Sempre o admirei muito”, disse Norberto.


Além de ajudar na formação da UFU, Genésio de Melo, ao lado dos sócios do extinto Grupo Carfepe, hoje Grupo Carpe, administradora da loteadora ITV Urbanismo, doaram a área que deu origem ao campus Santa Mônica, onde foi construído primeiro prédio da Engenharia e o trabalho de terraplanagem da faculdade de Medicina, no Umuarama. Eles foram fundadores de importantes empresas da cidade com Moinho de Trigo Sete Irmãos, Granja Planalto e Instituto Vallée.



Área doada pela ITV Urbanismo e que deu origem ao campus Santa Mônica


Em 1972, o grupo então comprou a ITV Urbanismo, hoje administrada pelas famílias de Genésio de Melo e Helvécio Carneiro, responsável pela expansão da cidade, com a comercialização de mais de 75 mil lotes, além de ter beneficiado várias regiões com a doação de terrenos, como a área onde está o Cemitério Campo Bom Pastor, a Ceasa, o Presídio Jacy de Assis, o 36º Batalhão de Infantaria, parte do Parque do Sabiá e o campus Santa Mônica. Ao todo foram 2 milhões de m² doados à Prefeitura. “Meu pai tinha um ideal que era ajudar as pessoas, criando emprego, dando oportunidade de estudo. Tem gente que trabalha conosco há 30, 40 anos”, disse Mauro de Freitas Pereira, presidente da ITV Urbanismo.


Entre tantas outras atribuições, Genésio de Melo foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) entre 1988 a 1890. Foi membro do Rotary, Lions, participou de trabalhos junto a cantinas de escolas públicas, doando alimentos. Foi um dos criados do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Cuidou da segurança, com a reforma da cadeia pública, foi conselheiro do Programa de Policiamento Ostensivo e presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes.


Doutor Genésio, como todos o chamava, morreu em 7 de abril de 1994, aos 69 anos de idade. Deixou a esposa Helena de Freitas Pereira e cinco filhos Virgínia, Mauro, Ronan, César e Carmem.

214 visualizações

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png
boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie