• ITV Urbanismo

Jacaré é o novo nome da praça de Uberlândia

Atualizado: 10 de Jun de 2019



Praça do Jacaré em Uberlândia e Chrystiane Akegawa, que comemora a oficialização da praça, após pedido da população.

Durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, é impossível não falar de Cerrado, por ser o bioma que predomina em Uberlândia, dando nome a igreja, museu e empresas locais. Em uma volta pela zona leste, na região do bairro Novo Mundo, homenagens foram feitas também aos animais que habitam essa vegetação, como escultura de um tatu no condomínio Reserva dos Ipês e a borboleta que colore os altos da avenida Segismundo Pereira. O interesse e interação da população daquela região foi tamanho, que no último dia 24, a praça do loteamento Vida Nova, que até hoje não tinha nome, teve o registro formalizado por meio da Lei Ordinária 13.113, como praça do Jacaré, depois de um pedido da comunidade local à Prefeitura Municipal de Uberlândia.


A praça do Jacaré foi inaugurada em 2015, no Vida Nova, e, muito mais do que um espaço comum, tem um playground temático, com pista de skate, no formato de um jacaré de papo amarelo, criado pela artista Vânia Vilela. A ideia veio de uma lembrança de José Eduardo Ferreira, presidente da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Aelo-Tap) e CEO da ITV Urbanismo, quando foi a Lisboa, em 2001, e brincou com o filho em uma praça com formato de caravela. “Quando fomos desenvolver o Vida Nova, lembrei disso e cheguei a olhar o preço com a empresa dinamarquesa Monstrum, que desenvolve playgrounds com base na cultura local e fez a praça de Portugal, mas era muito caro. Então pensei, por que não chamar um artista de Uberlândia? E então convidei a Vânia Vilela”, disse José Eduardo.



Escultura da Borboleta, na Av. Ubirajara Zacharias, acesso ao Bairro Vida Nova em Uberlândia, simboliza a transformação de grandes áreas em bairros urbanizados com planejamento.


No logradouro, localizado entre as avenidas Dário Fagundes da Costa e Ubirajara Zacharias, tem uma placa escrita praça Vida Nova, mas era um nome fictício, sem registo. O pedido para que o local se chamasse praça do Jacaré se deu depois de um pedido do Conselho Comunitário do bairro Novo Mundo feito à Prefeitura. “Essa praça existia de fato, mas não de direito. Agora a praça tem um RG e é a praça do Jacaré, como sempre todo mundo a chamou”, disse a presidente do Conselho Comunitário do bairro Novo Mundo Chrystiane Akegawa.



Escultura do tatu-bola do cerrado, no empreendimento Reserva dos Ipês, no bairro Novo Mundo em Uberlândia


A artista plástica Vânia Vilela, que idealizou a escultura do jacaré de papo amarelo, ficou emocionada em saber do novo nome. “Que lindo. É o nome perfeito e é uma honra saber que a população está curtindo e valorizando aquele espaço. Espero que sirva de exemplo para outras empresas, porque projetos assim são vistos demais na Europa, mas ainda não tinha nada do tipo no Brasil”, afirmou a artista. A uberlandense ainda se recordou do trabalho para fazer a estrutura, feita sobre talude, que é um terreno inclinado para dar sustentação e estabilidade ao solo, onde foram usadas pedras, cimento e peças em metal. Os olhos do jacaré foram feitos com para-lama de Fusca, dando ainda mais sentindo a valorização do meio ambiente. “Eu não quiser usar só peças novas, quis reutilizar. Meu trabalho sempre foi voltado para a preservação do meio ambiente e fico muito feliz que a ITV pense diferente, também com essa mesma preocupação”, afirmou.


A ITV Urbanismo ainda tem, em sua sede de São Paulo, no bairro Jardim América, a escultura de um lobo guará, em homenagem ao Cerrado de Uberlândia, que ainda serve de escorregador para as crianças que visitam a praça criada no espaço. Em breve, a urbanizadora vai utilizar a imagem da formiga em um novo empreendimento da zona sul. A população agradece.



Escultura Lobo-guará, que também é um escorregador, instalado na sede da ITV Urbanismo em São Paulo


272 visualizações

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png
boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie