• ITV Urbanismo

Terrenos são opção mais rentável e segura de investimento em tempos de coronavírus

Neste momento de incerteza no mercado econômico, devido ao coronavírus, os olhos dos investidores estão se voltando para ativos fixos, como ouro, imóveis e terrenos. Isso, porque a nova pandemia atingiu em cheio às bolsas de valores, causando a queda brusca das ações, e fez com que preço da moeda americana em relação ao real, que já vinha em trajetória de alta, subisse ainda mais, passando dos R$ 5.

De acordo com o economista Fábio Machado, aqueles que têm quantias guardadas no banco, seja em poupança, renda fixa, títulos do tesouro, dentre outros, também vão ver o dinheiro desvalorizar, devido ao reflexo da pandemia. “Os bancos vão abaixar suas taxas e o dinheiro guardado não vai ter tanto valor agora”, afirmou o especialista.

Segundo José Eduardo Ferreira, presidente da Associação das Empresas Loteadoras do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (AELO-TAP) e CEO da ITV Urbanismo, esta queda nos juros e taxas dos bancos, devem aquecer o mercado da construção civil, facilitando o financiamento e criando parcelas mais acessíveis aos compradores.

Ainda segundo Ferreira, a procura por segurança no investimento e rentabilidade a médio e longo prazos são fatores que impulsionam à procura por terrenos em loteamentos novos. “Claro que o consumidor ou investidor tem que adquirir seu lote de empresas idôneas e de preferência filiadas a associações que atestam sua idoneidade. Nós, da AELO-TAP, estamos criando o Selo AELO-TAP, que será usado apenas em empreendimentos e empresas que passaram pela avaliação de idoneidade jurídica da associação, gerando assim mais segurança para o comprador”, disse José Eduardo Ferreira.

A gerente de contas Fabiana Araújo estuda o mercado financeiro e investe em terrenos há anos. Ela garante que, a longo prazo, a aquisição de lotes é a melhor opção para se conseguir bons rendimentos. “Tenho ótimas experiências com aquisição de terreno. Uma das dicas é você estudar bem a área e ver a possibilidade de valorização daquele local. Outra questão é o tempo que você está disposto a deixar esse valor parado, entre aspas, para que o terreno se valorize”, afirmou.

Além de estar construindo uma casa para morar no condomínio Reserva dos Ipês, no Novo Mundo, na zona leste de Uberlândia, desenvolvido pela ITV Urbanismo, Fabiana e a família têm outros lotes comerciais no mesmo bairro. No mês passado, eles ainda adquiriram dois terrenos no Bem Viver Uberlândia 2, na zona sul da cidade. “A tendência agora é que as pessoas também busquem terreno não só para investir, mas para a construção da casa própria. Com a queda dos juros de financiamento e fornecimento de crédito nos bancos, as taxas estão bem mais interessantes”, afirmou Fabiana.

Dicas para compra de Lotes

1 - Pesquise a Loteadora

O primeiro passo é verificar a credibilidade da loteadora responsável pelo loteamento. Veja quanto tempo a empresa tem de mercado e peça referências sobre os loteamentos lançados anteriormente e os visite. Além disso, agora é possível verificar se ela tem o selo AELO-TAP.

2 - Vá ao local escolhido

Visitar o local onde se deseja investir em um terreno é fundamental para conhecer como vai ser a infraestrutura das ruas, iluminação, segurança e verificar a demarcação. Comprar antes do loteamento estar pronto é uma chance de achar preços melhores.

3 - Estude a localização

Além do terreno, avalie a área onde ele está localizado e todo o seu entorno. Acessibilidade e proximidade com shoppings centers, faculdades e supermercados, valorizam seu imóvel no futuro.

4 – Financiamento

Você pode fazer o financiamento apenas do terreno junto à loteadora, antes mesmo do loteamento ficar pronto e, assim, conseguir melhor preço. Os bancos financiam apenas lote e construção juntos e só o fazem depois da entrega da infraestrutura.

5 – Emita as certidões

A Certidão de Propriedade do Imóvel, emitida no Cartório de Registro de Imóveis, dá acesso ao histórico do terreno, onde irá sinalizar se o lote já foi arrendado, vendido, hipotecado etc. Além dela, a Certidão Negativa de Débitos, emitida na prefeitura, mostra as dívidas pendentes em nome do imóvel. Assim, você garante ainda mais a sua segurança antes de comprar.

6 – Registre seu terreno

Negócio fechado, faça o registro do seu terreno no Cartório de Registro de Imóveis o mais rápido possível, pois é isto que o torna, de fato e de direito, proprietário do imóvel.

49 visualizações

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png
boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie