Administração e Participação

Com grande visão empresarial, os empresários: Genésio de Melo Pereira e Helvécio Alves Carneiro investiram, ainda na década de 50, na criação de diversas empresas em diferentes segmentos como: agropecuária, biotecnologia, avicultura, moinho de trigo e empreendimentos imobiliários.

Sede do Grupo CARPE e ITV Urbanismo em São Paulo, na Rua Canadá, bairro Jardim América, inaugurada em 2017.

A ITV e o Grupo Carpe

Mais da metade da existência da ITV Urbanismo, com 82 anos, é sob a administração do Grupo CARPE.

A urbanizadora foi adquirida há 46 anos e já fez parte de um conjunto de outras empresas que, ao longo da história, geraram centenas de empregos e contribuíram para a construção de Uberlândia, região e várias cidades do Brasil.

Tudo começou na década de 50, quando um grupo de homens visionários se uniu para construir trechos das principais estradas da região. Na época, Genésio de Melo Pereira, Francisco Paulo dos Santos (Chico do Rivalino) e Hugo Pereira tinham a Construtora Alves e Pereira (Cap), que se uniu a Mecanização Ras Ltda, dos irmãos Helvécio e Edésio Alves Carneiro com o primo Orvenor Fernandes. Em 1958, as duas empresas se fundiram na Paviterrana, sigla de Pavimentação e Terraplanagem Nacional Ltda.

 

“Quando começou a fazer Brasília, subempreitamos da Camargo e Côrrea o trecho de Itumbiara a Prata. No meio do caminho, juntaram as firmas”

 

Disse Rogério Pereira Carneiro, filho de Helvécio Carneiro. Logo, a Paviterrana mudou de nome e se transformou na Construtora Rodoviária União Sociedade Anônina, Crusa.

Com o saldo do caixa da construção das estradas, os sócios começaram a investir em outros ramos. Primeiro, compraram, em 1958, em Uberlândia, o Moinho de Trigo Sete Irmãos, criado, em 1954, por sete irmãos, filhos de Vitalino Rezende do Carmo.

Logo depois, os sócios criaram uma empresa de investimentos, a Bracinvest (Brasil Investimentos), o Banco do Planalto e o Banco Vera Cruz. Mas com uma nova lei federal, que proibia empresas que participavam de obras públicas de terem bancos, foi desfeita a sociedade. “O Tio Edésio, o José Vilela de Rezende e o Sandoval Moraes, que entraram depois na sociedade, ficaram com os bancos e a Bracinvest, e nós ficamos com a construtora e o Moinho”, disse Dóris Pereira Carneiro, filha de Helvécio Carneiro Genésio, Helvécio e Orvenor então seguiram sócios e investiram no mercado de vacinas e medicamentos veterinários. Em 1961, em Uberlândia, surgiu o Instituto Vallée. Em 1982, a empresa construiu uma unidade em Montes Claros, para onde foi transferida e passou a se chamar Vallée Nordeste. Em 1990, ganhou a denominação de Vallée S.A e se expandiu, com atuação na América Latina.

Em dezembro de 1963, os sócios formaram a Carfepe, hoje CARPE, gestora das empresas, com o primeiro escritório em Uberlândia. Em 1970, a holding foi transferida para Belo Horizonte e, há alguns anos, funciona em São Paulo, com uma nova no bairro Jardim América.

Em 1964, foi comprada a Fazenda do Óleo, e, em 1970, graças a um projeto do médico veterinário Ronaldo Gonçalves de Azevedo e do economista Olavo Vieira da Silva, a Granja Planalto se tornou referência do ramo da avicultura. “Em função da grande quantidade do trigo que sobrava do Moinho Sete Irmãos, foi adquirida a Granja Planalto”, disse Mauro de Freitas Pereira, filho de Genésio e atual presidente da ITV Urbanismo.

Já em 1966, foi criada a Companhia Agroindustrial de Goiás, a Cagigo, com sede em Itumbiara (GO), pioneira na extração de óleo comestível do arroz, principal produto da empresa.

Em 1967, o grupo decidiu comprar loteamentos em Uberlândia, que hoje formam os bairros Maravilha, Vila Maria, Jardim Brasília e a parte mais alta do Santa Mônica.

 

Em 20 abril de 1972, a CARPE comprou a ITV Urbanismo, fundada em 1937,

pelo ex-prefeito Tubal Vilela.

Com os novos donos, a ITV chegou a marca de 75 mil lotes vendidos, além de ter beneficiado várias regiões de Uberlândia com a doação de 2 milhões de m², o mais recente, onde foi feito o Terminal Novo Mundo. Foi o grupo também quem doou a área do Cemitério Campo Bom Pastor, a Ceasa, o 36º Batalhão de Infantaria, a Igreja Espírito Santo Cerrado, parte do estádio do Parque do Sabiá e todo o campus Santa Mônica, da UFU.

 

Em janeiro de 2018, houve a cisão dos sócios e a criação do novo nome, Grupo CARPE. 

Conheça também 

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png
boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie