Com grande visão empresarial, os empresários:
Genésio de Melo Pereira e Helvécio Alves Carneiro investiram, ainda na década de 50, na criação de diversas empresas em diferentes segmentos como: agropecuária, biotecnologia, avicultura, moinho de trigo e empreendimentos imobiliários.

O Grupo Carpe (sigla formada pelas iniciais das famílias Carneiro e Pereira) é proprietário da ITV Urbanismo desde 1972, ou seja, há mais da metade da existência da loteadora, que foi fundada em 1937. A holding hoje é administrada pelos descendentes do técnico agrônomo Helvécio Alves Carneiro, falecido em 2020, e do engenheiro civil Genésio de Melo Pereira, falecido em 1994. A ITV Urbanismo foi adquirida da família do ex-prefeito Tubal Vilela da Silva e já fez parte de um conjunto de outras empresas que, ao longo da história, criaram milhares de empregos e contribuíram para a construção de Uberlândia e região e de outras cidades do Brasil.

Tudo começou no início da década de 50, quando um grupo de homens visionários se uniram para abrir as principais estradas do Brasil, como a BR-050 e BR-365. Na época, Genésio de Melo e Francisco Paulo dos Santos tinham a Construtora Alves e Pereira (Cap), que se uniu a Mecanização Ras Ltda, dos irmãos Helvécio e Edésio Carneiro com o primo Orvenor Fernandes, e formaram a Paviterrana (sigla de Pavimentação e Terraplanagem Nacional Ltda). Logo, a Paviterrana se tornou uma gigante, chegando a ter até 8 frentes de trabalho simultâneos. Tempos depois, o nome foi mudado para Construtora Rodoviária União Sociedade Anônina, a Crusa, que deu origem a CCO, já com outros donos.

Com o saldo do caixa da construção das estradas, os sócios começaram a investir em outros ramos. Primeiro, compraram, em 1958, em Uberlândia, o Moinho de Trigo Sete Irmãos, fundado em 1954, no bairro Bom Jesus. Logo depois, criaram uma empresa de investimentos, a Brasil Investimentos (Bracinvest), e o Banco do Planalto. Mas com a implantação de uma nova lei federal, que proibia empresas que participavam de obras públicas de terem agências bancárias, foi desfeita a sociedade.

Genésio, Helvécio e Orvenor seguiram sócios e investiram no mercado de vacinas e medicamentos veterinários. Foi quando surgiu, em 1961, em Uberlândia, o Instituto Vallée, com a primeira sede no bairro Jaraguá. Em 1982, em Montes Claros, passou a se chamar Vallée Nordeste. Já em 1990, ganhou a denominação de Vallée S.A, com atuação no mercado nacional e em países da América Latina. Em 1964, foi comprada a Granja Alegre e transformada na Granja Planalto, referência no ramo da avicultura. Foi criada ainda a Companhia Agroindustrial de Goiás, a Cagigo, de óleo de arroz, entre outras.

Com tantas empresas, em dezembro de 1963, os sócios decidiram criar a Carfepe, hoje Grupo Carpe. O primeiro escritório foi em Uberlândia e depois transferido, em 1970, para Belo Horizonte e, há alguns anos, está em São Paulo. Em janeiro de 2018, com a cisão dos sócios, surgiu o novo nome, Grupo Carpe, que com muito empenho e trabalho chegaram à marca de 75 mil lotes vendidos pela ITV Urbanismo, com empreendimentos abertos em outras cidades e estado, mas sem esquecer de suas origens.

Sede da ITV Urbanismo em São Paulo

Conheça a ITV Urbanismo

O que os nossos clientes tem a dizer sobre nós
Nivaldo Oliveira
Nivaldo Oliveira

É mais de meio século de convívio e relacionamento com esta empresa, desde quando nasci e onde passei minha infância em um imóvel adquirido da ITV Urbanismo por meus pais e continuo acreditando em seus produtos. Com certeza é uma parceria de longa data e continuo acreditando.

Fabiana Barbosa de Araújo
Fabiana Barbosa

Investir em terreno é uma excelente opção para quem busca rentabilidade, pois tendem a valorizar, principalmente se for bem localizado. Outra questão relevante é a possibilidade de pagamento que facilita de acordo com a sua necessidade. Sem contar que a ITV Urbanismo é muito confiável.

Márcia Borges
Márcia Borges

Nós ainda não moramos no bairro Vida Nova. Se Deus quiser começaremos a construir este ano. Mas amamos o bairro, tem uma excelente infraestrutura, é um bairro tranquilo e tem um ambiente familiar, uma praça incrível, bastante arborizada, com muitos bancos e bem iluminada.