ITV Cultural é um espaço de arte, dentro da sede da ITV Urbanismo, em Uberlândia. O local foi criado no início da década de 2000, pela iniciativa de uma das acionistas da loteadora, a empresária Dóris Carneiro. A ideia principal era democratizar o acesso à cultura, possibilitando aos frequentadores, clientes e colaboradores da ITV Urbanismo, experienciar obras de arte no saguão de entrada da empresa, além de disponibilizar um local para os artistas exporem seus trabalhos.

A primeira exposição foi de Helvio Lima e depois dos alunos deste artista plástico uberlandense. Sempre que havia novos trabalhos, eram feitas vernissagens, para o encontro de expositores e público interessado. Nessa época, o ITV Cultural chegou a sediar ainda saraus, com a presença de escritores locais, repentistas e poetas.

Em 2005, as exposições começaram a ter a curadoria de Alexandre França e Aninha Duarte, ambos professores da faculdade de Artes Visuais, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), empenhados em mostrar ao público os trabalhos de conclusão de curso dos seus alunos.

Com a criação do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (Nuppe), em 2007, o espaço se expandiu também para artistas convidados, muitos deles de fora do Brasil. Desde 2012, a coordenação do Nuppe ficou a cargo de Aninha Duarte.

A cada mês, a ITV Cultural traz uma exposição diferente, seja coletiva ou individual, com foco na pintura, tratando de temas pertinentes, como o meio ambiente, a memória, as manifestações culturais e assuntos ligados a formação humana, com o racismo, violência contra mulher, entre outros. O espaço hoje está no andar de cima da empresa, com elevador disponível para quem tem mobilidade reduzida.

Confira exposições realizadas na Galeria de Fotos abaixo.

  • Aninha Duarte, Rodrigo Freitas e Jane Côbo – Proposições pictóricas (Out/2018)
  • Nayana Camurça – Em carne viva (Jan/2019)
  • Gláucia Queiróz e Cacau Inêz – Memórias sobrevivem (Mar/2019)
  • Flaviane Malaquias – Memórias de tempo um livre (Jun/2019)
  • Helvio Lima – Meu universo particular (Ago/2019)
  • Vania Armada, Renata Oliveira, Cíntia Guimarães e Beth Shimaru – Cruzamentos (Set/2019)
  • Sérgio Rodrigues e Flaviane Malaquias – Cores do Congado (Out/2019)
  • Gabriela Dionisio e Beth Shimaru – Afetos do Corpo (Jan/2020)

Além do espaço ITV Cultural, desde 2014, a ITV Urbanismo democratizou ainda mais o acesso a cultura, colocando as obras da artista plástica uberlandense, Vânia Vilela, na rua, dentro dos empreendimentos. Clique aqui e saiba mais sobre estas artes urbanas, em formato de esculturas.

 

Conheça a iniciativa ITV Sustentável

O que os nossos clientes têm a dizer sobre nós
Nivaldo Oliveira
Nivaldo Oliveira

É mais de meio século de convívio e relacionamento com esta empresa, desde quando nasci e onde passei minha infância em um imóvel adquirido da ITV Urbanismo por meus pais e continuo acreditando em seus produtos. Com certeza é uma parceria de longa data e continuo acreditando.

Fabiana Barbosa de Araújo
Fabiana Barbosa

Investir em terreno é uma excelente opção para quem busca rentabilidade, pois tendem a valorizar, principalmente se for bem localizado. Outra questão relevante é a possibilidade de pagamento que facilita de acordo com a sua necessidade. Sem contar que a ITV Urbanismo é muito confiável.

Márcia Borges
Márcia Borges

Nós ainda não moramos no bairro Vida Nova. Se Deus quiser começaremos a construir este ano. Mas amamos o bairro, tem uma excelente infraestrutura, é um bairro tranquilo e tem um ambiente familiar, uma praça incrível, bastante arborizada, com muitos bancos e bem iluminada.