O acabamento de uma casa depende de boas escolhas


Chegamos a 10ª, última e não menos importante etapa de construção de uma casa, que envolve a colocação de cerâmica, azulejo, soleira, peitoril, rodapé e louças sanitárias. O acabamento requer boas escolhas e é o assunto de hoje para encerrar a série Hora de Construir, criada pela ITV Urbanismo para ajudar você a fazer a sua casa.

Você já deve ter ouvido falar que estes são os materiais mais caros da obra e são mesmo. Mas como ficam aparentes, vale o investimento, pois é o que dá estilo à casa. Além da estética, é preciso pensar se cabe no seu orçamento, se é durável e tem qualidade. Às vezes, gastar um pouco mais vai evitar despesas desnecessárias em uma nova reforma a curto prazo.

O arquiteto pode passar com precisão todo o material e, com isso, você vai conseguir bons descontos em uma compra maior, além de aproveitar o frete. Além do mais, ele vai saber qual é o melhor revestimento para cada cômodo, pois existem pisos mais indicados para a cozinha, outros mais utilizados para a área externa, bem como para salas, quartos e banheiros.

Antes de começar os serviços, converse ainda com o profissional que irá executar o trabalho. Veja com ele como vai ficar o corte do término do azulejo e o alinhamento da soleira, para evitar erros. Hoje, há equipamentos especializados para corte de pisos e garantem ótimos acabamentos, tanto retilíneos como circulares.

O acabamento de uma casa depende de boas escolhas

No revestimento dos pisos, é necessário fazer um contrapiso para corrigir imperfeições na superfície, que é uma camada de argamassa com cerca de 2 a 5 cm de espessura. Quando o revestimento é na parede, recebe antes uma camada de chapisco, esboço e reboco, que já tratamos em uma etapa anterior na série Hora de Construir.

A soleira da porta pode ser feita de diversos materiais e a escolha vai depender da proposta da decoração. Geralmente, é feita de mármore, granito ou porcelanato, a largura é a mesma do batente e deve estar alinhada ao piso. Não é obrigatória em todas as portas, mas pelo menos nas entradas são indicadas, pois valoriza o espaço.

O peitoril é fixado com argamassa. O ideal é deixar a peça, aproximadamente, 2 cm mais larga do que a base da janela, com um leve declive de 2% a 5% para que a chuva escoa. Pois esse item é justamente para que a água não entre pela janela ou encoste na parede, evitando assim a umidade.

Não existe uma regra quando o assunto é rodapé. Ele pode ser feito com o mesmo material do piso, mas também pode ser diferente, desde que tenha uma harmonia. As opções mais comuns são MDF, madeira natural, cerâmica, porcelanato e poliestireno expandido.

Caso se queira alongar a parede, é indicado um rodapé da mesma cor da parede. É possível encontrar opções com alturas variadas, porém, quanto mais alto são os rodapés, mais alto deve ser o pé-direito da casa. Outro estilo bem usado e que dá um acabamento bonito é o rodapé embutido, ou seja, fixado junto ao reboco, sem bordas. Este é indicado para pisos frios, como porcelanato e cerâmica.

Para escolher as louças do banheiro é importante saber o espaço que cada peça pode ocupar no cômodo. Quem tem um banheiro bem grande pode abusar no tamanho das peças e escolher designs modernos, mas se o cômodo é pequeno, as peças devem ter tamanho padrão.  

Existem três tipos de cubas para banheiros e lavabos, as de sobrepor, de embutir e de semiencaixe. As cubas de sobrepor estão na moda e são aquelas encaixadas sobre a bancada do banheiro. Mas é preciso ter cuidado, pois algumas marcas não têm a cuba com profundidade suficiente e espirram água para todo lado.

Já as cubas de embutir, como o nome diz, ficam embutidas nas bancadas e são as mais comuns. E as de semiencaixe ficam com uma parte exposta e são indicadas para pessoas com pouco espaço e que não podem ter uma bancada muito grande.

O vaso sanitário pode ser daqueles com caixa acoplada ou válvula na parede. Atualmente, muitas pessoas têm escolhido vaso sanitário com caixaacoplada, pois estes tendem a economizar água. Alguns possuem, inclusive, dois botões de descarga para evitar desperdício.

Assim, encerramos aqui essa série Hora de Construir, com 10 etapas, e esperamos ter tirado suas dúvidas sobre a construção de uma casa. Até a próxima!