ITV Cultural é um espaço de arte, dentro da sede da ITV Urbanismo, em Uberlândia. O local foi criado no início da década de 2000, pela iniciativa de uma das acionistas da loteadora, a empresária Dóris Carneiro. A ideia principal era democratizar o acesso à cultura, possibilitando aos frequentadores, clientes e colaboradores da ITV Urbanismo, experienciar obras de arte no saguão de entrada da empresa, além de disponibilizar um local para os artistas exporem seus trabalhos.

A primeira exposição foi de Helvio Lima e depois dos alunos deste artista plástico uberlandense. Sempre que havia novos trabalhos, eram feitas vernissagens, para o encontro de expositores e público interessado. Nessa época, o ITV Cultural chegou a sediar ainda saraus, com a presença de escritores locais, repentistas e poetas.

Em 2005, as exposições começaram a ter a curadoria de Alexandre França e Aninha Duarte, ambos professores da faculdade de Artes Visuais, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), empenhados em mostrar ao público os trabalhos de conclusão de curso dos seus alunos. Com a criação do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (Nuppe), em 2007, o espaço se expandiu também para artistas convidados, muitos deles de fora do Brasil. Desde 2012, a coordenação do Nuppe ficou a cargo de Aninha Duarte.

A cada mês, a ITV Cultural traz uma exposição diferente, seja coletiva ou individual, com foco na pintura, tratando de temas pertinentes, como o meio ambiente, a memória, as manifestações culturais e assuntos ligados a formação humana, com o racismo, violência contra mulher, entre outros. O espaço hoje está no andar de cima da empresa, com elevador disponível para quem tem mobilidade reduzida.

Desde 2014, a ITV Urbanismo democratizou ainda mais a cultura, colocando as obras da artista plástica uberlandense, Vânia Vilela, na rua, dentro dos empreendimentos. As artes urbanas, em formato de esculturas, podem ser vistas no loteamento Vida Nova, no bairro Novo Mundo, com o jacaré de papo amarelo em formato de pista de skate e uma borboleta na entrada do local. No Bem Viver, tem um totem com pássaros, no condomínio Reserva dos Ipês foi colocado um tatu canastra, que serve de trepa-trepa paras crianças brincarem, e na sede da ITV, em São Paulo, tem um lobo guará em formato de escorregador, além de uma formiga polinizadora que está no loteamento Bem Viver Uberlândia 2.

Conheça o projeto ITV Sustentável

O que os nossos clientes tem a dizer sobre nós
Nivaldo Oliveira
Nivaldo Oliveira

É mais de meio século de convívio e relacionamento com esta empresa, desde quando nasci e onde passei minha infância em um imóvel adquirido da ITV Urbanismo por meus pais e continuo acreditando em seus produtos. Com certeza é uma parceria de longa data e continuo acreditando.

Fabiana Barbosa de Araújo
Fabiana Barbosa

Investir em terreno é uma excelente opção para quem busca rentabilidade, pois tendem a valorizar, principalmente se for bem localizado. Outra questão relevante é a possibilidade de pagamento que facilita de acordo com a sua necessidade. Sem contar que a ITV Urbanismo é muito confiável.

Márcia Borges
Márcia Borges

Nós ainda não moramos no bairro Vida Nova. Se Deus quiser começaremos a construir este ano. Mas amamos o bairro, tem uma excelente infraestrutura, é um bairro tranquilo e tem um ambiente familiar, uma praça incrível, bastante arborizada, com muitos bancos e bem iluminada.