3 caminhos para manter os clientes durante a pandemia


Aquele cliente que tem o dia comemorado hoje, nesse 15 de setembro, não é mais o mesmo. Com a Covid-19, veio o isolamento social e modificou de forma definitiva o comportamento do consumidor, segundo a superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, Lécia Queiroz.

Segundo o consultor e analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), Elder Lima, este é um momento delicado, mas com boas decisões e construções de laços de confiança entre as pessoas, os negócios podem prosperar. “Planejar é fundamental para o empresário, mas em situações como esta, precisamos nos abrir e conversar mais”, afirma.

Ciente dessa necessidade de ajudar os nossos clientes nesse momento e, consequentemente, os clientes de nossos clientes, a ITV Urbanismo levantou 3 dicas de como manter as vendas, mesmo durante esse período de pandemia.

Falamos com os dois especialistas da CDL Uberlândia e Sebrae Minas e traçamos 3 estratégias para você, micro e pequeno empresário, manter seu negócio.

1 – Sua vitrine é a internet

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Mantenha sua empresa em evidência em vários canais de divulgação, como aplicativos, redes sociais, envio de e-mail marketing, entre outros. As vitrines agora estão na internet.

Ofereça benefícios e praticidade para atender quem procura adquirir produtos e serviços sem sair de casa. Comparar preços, marcas e modelos e ter acesso a várias opções de pagamento e entrega, com certeza tem grande influência na decisão de compra, segundo Lécia Queiroz, superintendente da CDL Uberlândia.

No dia 20 de outubro, das 11h às 12h, o Sebrae Minas vai disponibilizar a videoconferência “Um Zap e muitas vendas”, que, como o nome diz, vai falar sobre a utilização do WhatsApp na comercialização de produtos e serviços. Nesse mesmo link tem vídeos prontos com temas referentes.

Participe ainda de aplicativos de marketplace e sites de venda online. A CDL está disponibilizando para os associados o aplicativo de marketplace, CDLMebox, que funciona como uma vitrine virtual intuitiva, dinâmica, de fácil acesso e com várias opções de pagamento.

2 – Aprenda todo dia um pouco

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Para evitar que pequenos negócios deixem o mercado, o Sebrae Minas criou o programa Varejo Mais. A iniciativa consiste em uma série de projetos e ações que inclui cursos, palestra e consultorias presenciais e à distância voltados para as áreas de gestão, finanças, vendas, inovação e marketing digital.

Haverá também oficinas de layout de lojas, fotografia, vitrines criativas, organização de produtos e preparação do negócio para datas comemorativas. Além disso, palestras sobre tendências de mercado e canais de vendas. Os interessadas em receber a programação completa do Varejo Mais poderão se cadastrar neste link.

Se o seu negócio é no campo da gastronomia ou você tem um bar, o Sebrae Minas, em parceria com a Abrasel/MG, lançou o programa Prepara Gastronomia. Semanalmente, os empreendedores e empresários do setor de alimentação vão receber conteúdos direcionados para ajudar no retorno do funcionamento dos estabelecimentos, quando for a hora certa.

3 – Negocie, negocie, negocie

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O consultor do Sebrae, Elder Lima, aconselha que é preciso exercitar a capacidade de se relacionar e negociar, seja com fornecedores, clientes, parceiros ou colaboradores.

Ele alerta para alguns pontos que muitos consideram sem importância, mas são essenciais. “Até mesmo renegociar o preço do aluguel é importante, se abrir para o que está acontecendo e entender que chegar a um acordo é bom para os dois lados. Faça a outra parte ver isso também. Dialogue sempre”, conta Elder.

Ele ainda chama a atenção para os benefícios oferecidos pelos governos nos três âmbitos, seja municipal, estadual ou federal. “Um exemplo são as linhas de crédito. Fique de olho e procure seu contador ou advogado se necessário”, afirma o consultor.

ITV fazendo sua parte

Ciente do novo normal e para continuar o atendimento com eficiência, a ITV Urbanismo criou visitas em 360º, para que o cliente conheça os empreendimentos sem sair de casa. Além disso, foram disponibilizadas ferramentas para assinatura de contratos e outros serviços à distância, como forma de garantir segurança para nossos colaboradores e público em geral.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos! E nos mande sugestão ou tire duas dúvidas no email relacionamento@itvurbanismo.com.br.


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