5 dicas para adaptar sua casa no inverno


Esfriou, né? É nesse período de isolamento social, quando passamos muito mais tempo em casa, que percebemos o quanto estamos despreparados para enfrentar as baixas temperaturas. O mármore da cozinha e do banheiro ficam gelados, os pisos então, nem se fala! E a área de sol que esquenta só algumas horinhas do dia? Pois é.

Mas saiba que existem formas de adaptar a sua casa para receber essas mudanças climáticas. Não é difícil. Confira as dicas das arquitetas da ITV Urbanismo, Daniella Rezende e Laiza Cunha, e entenda como pequenas mudanças fazem toda diferença.

5 dicas para adaptar sua casa no inverno
Imagem de banco de imagens gratuito – Pixabay

1. Faça o uso certo das cortinas

Os tecidos evitam que o calor entre ou saia. Nas áreas que batem sol durante o dia, deixe as cortinas abertas e quando entardecer, feche para reter o calor. Essa parece uma dica simples, mas garantimos que você terá uma casa quentinha por mais tempo!

2. Abuse dos tapetes

Tapetes são aliados para os mais friorentos. Boa parte dos pisos de porcelanato, cerâmica, azulejos e pedras são gelados nessa época do ano. Nas áreas que a decoração permitir, como salas e quartos, opte por tapetes e, em áreas como cozinha e banheiro, faça uso de passadeiras! O que não vale é pisar no chão frio. Ah! E se você gostar de mudanças, talvez seja a hora de aderir o carpete em alguns cômodos. Ele retém o calor no ambiente.

3. Brinque com as cores

Seja nas capas de almofadas ou na escolha do forro de mesa, as cores mais escuras absorvem calor e o mantém no ambiente por mais tempo. No banheiro, é a mesma coisa. Prefira toalhas escuras e as deixe no ambiente durante o dia, para garantir uma saída do banho mais confortável, ou invista em roupões.

As cores quentes agem no psicológico e geram a sensação de calor. Entre elas estão o amarelo, laranja e vermelho, sendo esta última a mais quente delas. Converse com arquitetos e decoradores para encontrar formas de aproveitar essa dica na sua casa.

4. Exagere nas almofadas e cobertas

Em um país quente como o Brasil, não é comum termos cobertores espalhados na casa. Mas, em tempos frios, colocar um cesto em alguns pontos estratégicos, com mantas e cobertores, pode ser uma solução muito prática. É simples: esfriou, se enrolou.

Isso vale para as almofadas. Aumente a quantidade nos sofás e fique à vontade para usar em lugares como as cadeiras, poltronas, cama e, dependendo dos ambientes da sua casa, até mesmo em móveis e no chão.

5. Diminua o espaço entre os móveis

Uma forma de deixar o ambiente mais aconchegante é torná-lo mais apertado. É claro que isso não significa arrastar a casa inteira para o mesmo cômodo. Mas, se existe móveis soltos no ambiente, os encaixem de uma forma melhor, próximos aos sofás, mesas. Isso faz deles uma barreira contra ventos e correntes de ar, resultando em um ambiente mais quentinho.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *