5 dicas para aproveitar o espaço do seu terreno


Se está pensando em adquirir um lote ou acabou de conseguir seu terreno para fazer a casa como sempre sonhou, este post é para você. Veja como aproveitar ao máximo cada pedacinho de terra, mesmo que não construa tudo de uma única vez.

Um dos erros mais comuns dos projetos é pensar em apenas uma parte do lote para erguer a edificação, ficando o resto para depois. Por isso, a importância de contratar um arquiteto ou um engenheiro civil para te ajudar nessa fase de planejamento.

A tendência de agora em diante são lotes menores, com cerca de 250 m². Isso acontece porque os loteamentos, mesmo abertos, oferecem áreas de lazer com playground, parques, estações de ginástica, e, por isso, além do quintal de casa, você tem um mundo a explorar lá fora.

5 dicas para aproveitar o espaço do seu terreno 1

Mesmo assim, dá para fazer um imóvel super legal. Que tal um sobrado, por exemplo? Antes, confira o plano diretor da cidade para saber se é permitido fazer esse tipo de obra.

Saiba essa e outras dicas que a ITV Urbanismo tem para você fazer uma casa que caia como uma luva em seu lote.

1 – Verticalizar

Casas de 2 e 3 pavimentos são uma excelente opção para quem quer manter um quintal maior com jardim e garagem para mais carros. Os dormitórios ficam em cima e os ambientes sociais, como cozinha, sala e área de serviço, embaixo. Já pensou, acordar de manhã, chegar na sacada e dar de cara com um parque cheio de árvores e pássaros. É que os clientes que compraram terrenos próximo ao parque linear no Bem Viver Uberlândia 2 vão poder vivenciar. Mas se sua intenção é investir, é possível também construir pequenos edifícios residenciais para alugar os apartamentos.

2 – Integrar

Quanto menos divisórias separando os cômodos da casa, maior a sensação de espaço, por causa do alcance visual e porque o ambiente também fica mais iluminado. Para isso, é importante contar com janelas no local certo. Muitos clientes que procuram a ITV Urbanismo, certificam-se até sobre a posição do sol antes de escolher o lote ou fazer o projeto da casa, pois vai influenciar no conforto, preservação dos móveis e até mesmo na economia de energia elétrica.

3 – Clarear

Além de abusar da luz natural, com jardim de inverno, claraboia, portas de vidro, que mais do que economizar energia, ajudam a saúde, na absorção de vitamina D, outra tática para ampliar a casa, segundo a psicologia das cores, é usar tons claros e neutros nas paredes e revestimentos dos pisos. Outra questão importante é usar a uniformidade, ou seja, evitar ficar mudando o modelo de pisos de um ambiente para outro.

4 – Móveis planejados

Os móveis planejados ajudam a aproveitar o espaço de cada ambiente. Até aquele vão embaixo da escada pode ser aproveitado com uma prateleira para os livros, uma mesa para o home office, um armário para os brinquedos ou o material de escola ou uma edícula para quem não dispensa um bom vinho. Invista em móveis inteligentes feitos sob medida, peças coringas que atuem de diferentes formas para atender demandas diversas, como mesas retráteis e sofás-baús.

5 – Pé-direito alto ou duplo

Se a grana está curta para dois ou três pavimentos, uma boa saída para construir uma casa que dê uma sensação de amplitude, é fazer o pé direito alto ou até com altura dupla. O imóvel fica arejado e super elegante. Para quem não sabe, pé-direito é altura de um ambiente, vai do piso ao teto. Quando se fala em pé-direito duplo, nos referimos a altura de dois pavimentos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *