A infraestrutura é a garantia de segurança e qualidade


Dando sequência a série Hora de Construir, a ITV Urbanismo traz os detalhes da infraestrutura da casa, que é a fundação, as passagens de água, esgoto, energia, entre outros. Depois de concluídos os serviços técnicos preliminares no lote, com terraplanagem, limpeza e instalação do canteiro de obras, vem a vez dessa etapa tão importante, responsável por manter a construção de pé e dar segurança aos moradores.

A fundação de uma casa pode ser profunda ou superficial e a decisão, segundo o gerente de engenharia da ITV Urbanismo, Paulo Saez, depende do tipo do solo e do porte da edificação. Por isso, da importância de se contratar um profissional capacitado para fazer os estudos prévios que foram tratados no primeiro texto da série Hora de Construir.

As fundações profundas são feitas com o auxílio de equipamentos de perfuração e são necessárias quando as camadas superficiais do solo não têm capacidade de suportar a carga da edificação. Mas existem situações em que as fundações superficiais dão conta do recado e são feitas em sapatas corridas, radier e etc .

Com base no projeto arquitetônico, primeiro são feitas as marcações no lote. “É uma etapa bem interessante de se acompanhar, porque é quando você vai ver a planta baixa da sua casa sendo desenhada, em tamanho real”, disse Saez. Com o terreno já nivelado e limpo, é montado o gabarito, uma espécie de cercado de madeira que serve como guia para os trabalhadores da construção civil.

Logo depois, são abertas as valas seguindo o traçado da planta baixa, que serão preenchidas por brita e concreto. Essa fundação é uma das mais utilizadas e é chamada de viga baldrame. A viga baldrame é a base das paredes e tem a principal função de sustentar a estrutura da casa, distribuindo o peso de forma igual e garantindo que não ocorra o surgimento de trincas.

Durante essa fase, são executados os projetos de instalação elétrica, hidráulica, de esgoto, de interfone, de internet, etc. Esse trabalho já é previsto dentro do projeto da casa e, quando as passagens são feitas na hora certa, evitam o quebra-quebra desnecessário, desperdício de tempo e material e até um comprometimento da viga.

Assim que o concreto da viga baldrame está curado e atinge a resistência de desforma, é feita a impermeabilização. Esse trabalho também é muito importante, porque vai proteger tanto a fundação, quanto a alvenaria, a pintura e os revestimentos. Ou seja, quando você impermeabiliza a base, evita que a umidade suba para a casa e cause infiltrações.

Após terminada essa parte baixa, começam os trabalhos acima do solo. São levantados os pilares, vigas, contrapiso e a laje, mas essa parte da obra faz parte da fase de supraestrutura e será tratada no próximo texto. Até lá!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *