Nossa Senhora do Carmo já deu nome a Uberlândia


Neste dia 16 de julho é comemorado o dia da padroeira da cidade

Será que você consegue decorar a primeira denominação de Uberlândia, quando ainda era um pequeno povoado no século 19? Está relacionada à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo, que tem o seu dia celebrado nesse 16 de julho.

Quando surgiu, Uberlândia se chamava Arraial de Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião da Barra de São Pedro do Uberabinha. Esse nome comprido se deve ao fato da segunda maior cidade de Minas Gerais ter se formado ao redor de uma capela erguida em homenagem à santa.

O templo de adobe e barro de apenas 60 m², idealizado em 1846 e concluído em 1853, ficava onde é hoje a praça Cícero Diniz, no bairro Fundinho. Ali ficava a fazenda Salto, pertencente a Francisca Alves Rabelo.

Pintura “A primeira missa”, de Geraldo Queiroz, 1948. Acervo: Paulo Henrique Carrara Arantes.

Os moradores do povoado se uniram, cada um com uma quantia em dinheiro, e compraram 10 alqueires de terra. Felisberto Alves Carrejo e Francisco Alves Pereira foram eleitos procuradores para construção da igrejinha. Como tudo era mais difícil na época, foram 7 anos de construção. Enquanto, o local de culto ia ganhando forma, o arraial se desenvolvia ao entorno, assim que a população crescia.

Acervo: Arquivo Público Municipal

Em 1861, a capela foi ampliada passando a chamar Matriz de Nossa Senhora do Carmo, abrigando até 1941 as principais atividades religiosas de Uberlândia. Até que em 1943, depois que a Matriz de Santa Terezinha foi concluída na praça Tubal Vilela, a primeira igreja da cidade foi demolida, por inciativa do prefeito da época Vasconcelos Costa, para dar lugar à Estação Rodoviária. Depois de 30 anos, o prédio passou a abrigar a Biblioteca Municipal, que em 2020 foi transferida para o Centro Cultural criado no antigo Fórum. Hoje, no endereço, funciona o Museu Reserva Técnica, com curso de restauro

Acervo: Arquivo Público Municipal

Além de raríssimas fotografias e pinturas, o que restou da igrejinha do século 19 é a imagem de Nossa Senhora do Carmo, esculpida por um ateliê espanhol, o Las Artes Religiosas. A escultura provavelmente veio para a Uberlândia na primeira década do século 20, foi tombada como patrimônio histórico municipal em 2007 e hoje está protegida por grades e uma redoma de vidro, na Catedral de Santa Terezinha.

Site da Prefeitura Municipal de Uberlândia

Depois do bairro Fundinho, onde tudo deu início e ficava a extinta igrejinha, veio o Centro, desenvolvido após a implantação da estação da Mogiana, formando assim o que era chamada de Cidade Nova.  A partir dos trilhos de ferro, era só mato, até que, em 1938, a ITV Urbanismo lançou a Vila Brasil, com uma área de 1.940.000 m², que hoje corresponde ao bairro Brasil e parte do Umuarama.

Por que Nossa Senhora do Carmo?

Nossa Senhora do Carmo é o título dado à Maria, mãe de Jesus, em honra de sua função como padroeira da Ordem Carmelita. A ordem religiosa católica surgiu no final do século 11, na região do Monte Carmelo,  no atual Estado de Israel, onde hoje há, desde 1892, o Mosteiro de Nossa Senhora do Monte Carmelo. A palavra carmelo significa jardim.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *