Mãos na consciência! Este é um artigo para você reavaliar sua atitude diante do meio ambiente. Veja abaixo como é composto os 5 princípios para iniciativas mais conscientes:
REPENSAR
Voltar atenção para o modo como tratamos o meio ambiente e o descarte dos materiais que utilizamos é de extrema importância para o nosso planeta. Deixamos aqui nossas vibrações para que toda vez que você estiver prestes a fazer o processo compra/uso/descarte de algum item, surja antes em sua consciência, a seguinte reflexão: de que forma posso me preparar para suprir minha necessidade e desejo referente a este determinado item sem deixar de lado o cuidado com o meio ambiente? Hoje em dia, com tantas opções de empresas que integram a sustentabilidade em seus produtos e serviços, é seu o poder de escolher qual causa você abraçará! Bom, né?
REDUZIR
79,9 milhões de toneladas – você suspeita do que estamos falando? Vamos te contar! Essa é a quantidade de lixo urbano produzido anualmente no Brasil, para termos uma ideia mais ilustrada da importância deste número, pense no montante de 206 estádios do Morumbi. Pensou? Pois bem, esse é um dos “presentes” que estamos dando para o planeta, nada legal! Você pode reduzir a produção de lixo com atitudes simples, como por exemplo:
- Evitar comprar água de garrafa plástica
- Usar ecobags para fazer compras
- Não comprar pratos e copos descartáveis
- Escolher recipientes reutilizáveis
- Limitar os alimentos em embalagens plásticas; entre outros.
Ah! E não podemos deixar de pensar no desperdício de água que é, para todos, um grande alarmante.
REAPROVEITAR
Já parou para pensar na quantidade de materiais que jogamos fora e que poderiam ser reutilizados? Encontramos na internet centenas de dicas para dar um “tcham” na decoração da casa, por exemplo. Vale a pena conferir na integra um casal que conseguiu construir a própria casa reaproveitando vários objetos recicláveis (clique aqui e confira). E não é que ficou bonita!
RECICLAR
A palavra e todo o conceito de reciclagem é bastante abordado em nossa sociedade, mas nem sempre a coisa anda muito bem na prática! Vamos reforçar quais atitudes podemos colocar em ação para mudar esta realidade:
- Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não se deve reciclar papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.
- Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Deve-se reciclar: sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas.
- Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.
- Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.
- Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos, algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.
RECUSAR Sabe quando vamos ao supermercado e levamos nossa própria ecobag, ao invés de comprarmos uma sacolinha plástica, ou quando optamos por não utilizar copos e pratos descartáveis? Então, estas atitudes fazem parte do movimento de recusar produtos ou serviços que não contribuem para a boa manutenção do meio ambiente, dessa forma, esbarramos mais uma vez na ideia de que tudo é uma questão de escolha e cabe a nós termos a sensibilidade de olhar com mais cuidado para este tema tão essencial para a nossa vida.
Referências Webgráficas:
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lixo-produzido-anualmente-pelo-brasil-encheria-206-estadios-do-morumbi/
Casal constrói a própria casa com materiais recicláveis e reaproveitados
https://www.vgresiduos.com.br/blog/conheca-os-metodos-mais-utilizados-no-reaproveitamento-de-residuos/