Por que o brasileiro gosta tanto de investir em lotes?


Já virou um fator cultural, uma tradição passada de pai para filho. Basta você voltar na história para descobrir por que o brasileiro prefere investir em lotes e imóveis, antes de outras frentes. Além disso, a sensação de segurança é muito forte. O lote não vai desaparecer e nem se desvalorizar. É um investimento certeiro!

Durante o processo de imigração no Brasil, um número expressivo de europeus chegou e se desdobrou para conseguir um pedaço de terra. Podemos citar ainda a migração nordestina para a cidade grande, principalmente São Paulo. Ter a casa própria é sinônimo de chegar ao pódio, a prova de que venceram e valeu a pena deixar a cidade natal.

Neste processo, muitas pessoas foram além, e mais do que um lugar para morar, passaram a investir em terrenos para valorização ou para construir imóveis para alugar e ter uma renda extra ou até renda integral. Você deve conhecer muitas pessoas que vivem apenas de aluguel e vivem bem financeiramente. Nem cogitam a possibilidade de desfazer de uma casa para colocar dinheiro na Bolsa Valores. Não é verdade?

Mas é importante frisar que essas pessoas estão cada vez mais exigentes e, em contrapartida, as loteadoras renomadas, cientes disso, investem em tecnologia e inovação para criar loteamentos com uma infraestrutura cada vez mais completa e de qualidade. Agora, além do  terreno, o cidadão quer lazer, segurança e bem-estar para toda a família.

Os compradores, hoje, sabem que um lote de rua sozinho não oferece o mesmo de um terreno em um empreendimento planejado, com praças, parques, playground, quadras pista de caminhada, estações de ginástica e demais áreas de lazer. E se for em um condomínio fechado então, tem até clube completo, com piscinas, academia equipada e espaço para o home office.

Estamos falando de um consumidor cada vez mais jovem e ligado aos canais online e às novas tendências de urbanismo. Uma tendência reforçada pela pandemia de COVID-19, levando as pessoas a buscar novas formas de morar, com mais espaço para o trabalho remoto, dividido com o lazer, as atividades físicas, contato com a natureza e áreas comerciais livres de grandes deslocamentos.

Os tempos mudaram. Hoje, as pessoas querem uma casa muito antes de pensar em se casar. Ainda há mais facilidade de crédito e melhores condições de pagamento. É possível comprar um terreno direto com a loteadora, com taxas de juros menores do que o banco e sem a obrigatoriedade de financiar o imóvel. Basta financiar o lote e construir a casa aos poucos, dentro das possibilidades financeiras e de acordo com o gosto pessoal.

De resto, é seguir sempre atento ao mercado, acompanhar de perto as novidades e buscar loteadoras de credibilidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *